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Construindo uma página no Facebook para Gerar Tráfego e Leads

Como criar, desenvolver e organizar sua página para obter o máximo de resultados.




Encontrar novas oportunidades de negócios é a maneira mais eficaz de aumentar suas vendas e aumentar sua participação no mercado. Empregar estratégias de Marketing Digital nas mídias sociais é uma prática cada vez mais decisiva para o sucesso de qualquer empresa.


Facebook, a maior rede do planeta, permite algo essencial para o marketing: a segmentação. Seja na criação de uma campanha ou na disseminação de conteúdo através do compartilhamento orgânico, o fato é que a plataforma permite que você atinja um público bem definido!


Neste artigo vamos explicar como tirar proveito dos recursos do Facebook para gerar leads, e as melhores práticas que você pode adotar.


  • O Facebook é uma opção de geração de leads que vale a pena para o seu negócio?

  • Qual é a melhor maneira de gerar leads no Facebook?

  • Como você pode criar anúncios que irão ajudar sua empresa ou negócio a se destacar no mar de anúncios do Facebook?


O Facebook é uma opção de geração de leads que vale a pena para o seu negócio?


Quais canais devem ser usados? Nos dias anteriores à automação do marketing, era preciso considerar como as pessoas liam os jornais e revistas que se escolhia para exibir publicidade. Hoje, no entanto, podemos economizar muito tempo porque os canais digitais podem nos ajudar a direcionar a propaganda para um público-alvo muito mais específico, o seu cliente direto.


Se você quiser usar um canal que seja relevante ao seu público, o Facebook é a escolha certa, com mais de 1,3 bilhões de usuários ativos diariamente (a partir de dezembro de 2016).

Além do vasto público, o que realmente faz a diferença é que você pode selecionar cuidadosamente quem você quer alcançar. A segmentação fornecida pelos Anúncios do Facebook permite que você filtre o público por características tais como sexo, interesses e idade, além de considerar um pequeno investimento necessário frente ao potencial de receita.


A busca por uma ferramenta para gerar leads como parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é uma ideia muito válida. Afinal de contas, para que os usuários se interessem pela sua página e comecem a consumir seus materiais, você deve primeiro alcançá-los. O fato aqui é que o Facebook pode ajudar você a fazer isso.


Estabeleça metas estratégicas


Você tem muita flexibilidade quando você cria seus anúncios no Facebook. Você pode escolher o objetivo que orienta seus anúncios definindo metas específicas, ou você pode otimizar cada anúncio para certos estágios do funil de vendas.


Se você quiser atingir seu público-alvo, as pessoas com sua demografia alvo verão sua peça independentemente de quem elas são. Se você quiser se engajar, o Facebook dará prioridade a mostrar a peça para pessoas similares ao seu público-alvo, com base no interesse.

Entretanto, não vale a pena atacar um grupo alvo, sem uma elaboração de um plano estratégico de marketing. Sem orientação, você verá centenas de reais serem investidos em um anúncio com muitos likes, mas com poucas conversões em venda.


Mensure seu retorno na plataforma


A medição de marketing é essencial para avaliar e otimizar investimentos futuros. Quando se trata de publicidade no Facebook, há alguns recursos fantásticos que permitem que você acompanhe o progresso de sua campanha.


A plataforma fornece gráficos e estatísticas detalhadas que ajudam você a elevar o seu entendimento da campanha. Após usar a ferramenta por algum tempo, você será capaz de fazer comparações e determinar os formatos de anúncios mais eficazes para a sua empresa.


Seu objetivo é gerar indicadores que demonstrem resultados de conversão viáveis. Isto pode ser conversões de mensagens e chamadas para aplicativos de negócios, ou conversões de vendas quando seu produto de comércio eletrônico é vendido através de um anúncio otimizado.


Qual é a melhor maneira de gerar leads no Facebook?


Como foi mencionado anteriormente, a questão não é apresentar apenas as vantagens do Facebook como uma ferramenta de venda. Para ter sucesso, certifique-se de prestar atenção a esses itens:


Estabeleça uma meta de campanha otimizada


Se você realmente quer impulsionar a geração de leads usando campanhas otimizadas, você deve começar definindo claramente o seu mercado-alvo. Então você precisa usar uma linguagem eficiente para se envolver e converter os leads.


Se você quer tornar mais fácil para você e seus clientes em potencial se conectarem, agendar seus posts nas mídias sociais em momentos em que eles tendem a ser mais ativos pode ajudar.


A plataforma permite o uso de vídeos, imagens e coleções como mídia para anúncios. A publicidade nesta plataforma é possível em vários formatos. Ao criar seus posts, certifique-se de prestar atenção aos detalhes técnicos, principalmente o tamanho e o posicionamento!

Certifique-se de que as imagens que você usa são de alta qualidade e funcionarão bem no Facebook.


Segmentação Focada


Cada persona, como seu nome sugere, é um arquétipo de personagem usado na estratégia de marketing para criar uma imagem vívida do consumidor. Portanto, de acordo com seus objetivos comerciais, sua característica principal deve ser claramente definida.


Pode ser interessante segmentar seu público por pessoas interessadas em viajar. Por exemplo, uma companhia aérea pode visar este grupo, uma vez que seus clientes provavelmente já estão interessados em viajar. Se você executar um aplicativo de educação musical, você pode olhar para os perfis das pessoas que ouvem música clássica e torná-los o foco de seu marketing.


Lembre-se: Se você estiver visando usuários com interesses similares, sua mensagem terá mais ressonância.


Simplesmente Ofereça!


Se você identificou seu público-alvo, construiu o anúncio certo e o entregou contra as pessoas certas, então seu próximo passo é criar uma oferta viciante.


O principal objetivo deste anúncio é encorajar o CTA (Call to action), não necessariamente converter diretamente o visualizador do anúncio em um cliente. A ideia é fazer com que o seu potencial cliente possa se engajar em seu conteúdo ou então listar você como uma possibilidade atrativa de compra.

Sim, tudo que você faz nas mídias sociais deve resultar em uma venda com um ROI (Return on Investment). Mas isso não significa que você deve estar apenas procurando por um clique. Tente encontrar pessoas que realmente precisam do seu serviço ou gostariam de ouvir sobre o seu produto porque têm uma necessidade genuína dele e estão genuinamente interessadas em seus benefícios. Isso vai gerar um retorno maior e um engajamento de mesmo tamanho.



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Como você pode criar anúncios que irão ajudar sua empresa ou negócio a se destacar no mar de anúncios do Facebook?


Meu Pixel Favorito:


Este é um pequeno pedaço de código para dizer ao Facebook quando uma conversão é alcançada. Se alguém clicar no anúncio e depois terminar na página onde o pixel está, ele será considerado uma conversão.


O maior segredo é inserir o pixel na página de agradecimento da sua página de desembarque. Esta página só é exibida quando alguém realmente baixa e deixa suas informações de contato. Portanto, a presença do pixel especificamente neste local garante a precisão dos dados.


Crie sua campanha


Agora é hora de voltar ao segundo tópico do texto e criar uma campanha que leve a altas taxas de conversão. A chave aqui é amarrar o anúncio a uma oferta gratuita e valiosa.


Se você não tem certeza de como projetar seus anúncios, tente criar várias versões diferentes e veja qual funciona melhor. O Facebook permite que você crie novas campanhas publicitárias sem lançá-las, o que facilita o teste de diferentes designs.


Foque no controle do seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes)


Suponha que seu produto tenha o preço de 100 reais. Você não pode sacrificar um valor de 110 reais para anunciá-lo, não é mesmo?


Depois de ter escolhido sua melhor manchete e cópia publicitária, defina seu orçamento e lance-os para o público. Uma vez que a campanha esteja concluída, avalie-a para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio e quanto você pode gastar em publicidade.


Gerar contatos através do Facebook é uma atividade que pode trazer grandes resultados para sua empresa, mas lembre-se: tão importante quanto gerar esses contatos é saber como desenvolvê-los. Uma estratégia de fomento deve se tornar um dos aspectos mais importantes na educação do líder.


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