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Diferenças entre Marketing B2C e B2B.



Há uma diferença entre marketing para empresas e marketing para o consumidor. Algumas pessoas pensam que o marketing para alguém que deseja comprar algo para si é o mesmo que marketing para uma pessoa que está fazendo uma compra para sua empresa.


Você ainda pode estar lidando com uma pessoa que está decidindo o que comprar e de quem, mas comprar para si mesmo versículos comprar para sua empresa é uma experiência de compra muito diferente. Na verdade, existem diferenças profundas que você deve lembrar ao desenvolver sua estratégia de marketing.


O que é marketing B2B e B2C?


As empresas B2B comercializam e vendem seus produtos e serviços diretamente a outras empresas.
As empresas B2C vendem produtos e serviços aos consumidores para seu uso pessoal.

Algumas empresas às vezes fazem as duas coisas (como uma empresa de paisagismo que fornece serviços residenciais e comerciais).Embora as estratégias de marketing que você pode usar sejam as mesmas, a forma como são executadas é diferente.


Esteja você criando uma estratégia de marketing B2B ou B2C, o primeiro passo é o mesmo. Você precisa identificar quem é o cliente e por que ele precisa ouvir sua mensagem. A partir daí, as atividades de marketing divergem.


Empresas que vendem diretamente aos consumidores (B2C)


O objetivo do marketing B2C é conduzir os consumidores ao produto e maximizar o valor da transação por meio de atividades que forneçam incentivos para a compra de produtos adicionais. O relacionamento entre empresas e consumidores é baseado na experiência do consumidor durante o processo de compra. O valor da transação será determinado pela qualidade da experiência.


O seguinte caracteriza o processo de compra do mercado consumidor.

  • Preocupa-se com os benefícios do produto e como eles se relacionam com eles pessoalmente

  • Quer um processo de compra simples e de uma única etapa

  • Pode ser influenciado por merchandising e atividades de ponto de compra

  • Principalmente toma uma decisão de compra emocional com base no status, desejo ou preço

Marketing B2C


As atividades de marketing devem se concentrar em fazer com que as pessoas comprem rapidamente.


  • As empresas B2C empregam mais atividades de merchandising, como cupons, displays, fachadas de lojas e ofertas para atrair o mercado-alvo a comprar.

  • As campanhas de marketing B2C estão preocupadas com a transação. Eles têm duração mais curta e precisam capturar o interesse do cliente imediatamente. Essas campanhas geralmente oferecem ofertas especiais, descontos ou vouchers que podem ser usados ​​online e na loja.


Por exemplo, o objetivo de uma campanha de e-mail para uma empresa B2C é fazer com que os consumidores comprem o produto imediatamente. O e-mail levará o consumidor a uma página de destino no site. Esta página de destino foi projetada para vender o produto e tornar a compra muito fácil, integrando o carrinho de compras e a página de checkout ao fluxo da transação. Mais do que alguns cliques, o cliente provavelmente abandonará o carrinho de compras.


Um aspecto interessante do marketing B2C é a importância da lealdade. Amazon, Renner e Magazine Luiza combinam merchandising e educação para fazer com que os clientes voltem sempre. Adicione um ótimo atendimento ao cliente e você terá uma combinação vencedora.


Empresas que vendem diretamente para empresas (B2B)


O objetivo do marketing B2B é maximizar o valor do relacionamento por meio de esforços de marketing que educem seu público-alvo sobre o valor que você fornece. Se feito com sucesso, suas atividades de marketing resultarão em um relacionamento baseado em confiança e credibilidade. O valor do relacionamento será determinado pelo que é importante para o cliente.


Os compradores empresariais estão usando lógica e pensamento racional para tomar uma decisão de compra. Seu marketing deve ter como alvo o tomador de decisões dentro de uma empresa e, em seguida, ajudá-los a encontrar soluções para seus problemas e desafios.


Geralmente, há um ciclo de vendas mais longo devido a um processo de compra de várias etapas. O cliente B2B realiza mais pesquisas sobre a solução certa para sua empresa. Assim que o comprador empresarial vir os benefícios da sua solução, ele procurará avaliações e fará um mergulho profundo na reputação da sua empresa.


Marketing B2B

O marketing B2B é construído em torno de uma forte estratégia de marketing de conteúdo . O conteúdo entregue ao cliente em potencial precisa fornecer as informações corretas ao comprador, dependendo de onde ele está na jornada do comprador. O conteúdo é rei para o marketing B2B.

  • As atividades de marketing no topo do funil criam consciência e educam o cliente em potencial sobre o valor de suas ofertas. É aqui que as postagens do seu blog e as mídias sociais terão um papel importante.

  • No meio do funil, o marketing precisa se concentrar em um conhecimento mais profundo e nas atividades de construção de relacionamento. Webinars e outros tipos de conteúdo que podem ajudar o comprador a aprender como seu produto ou serviço resolve o problema, o manterão interessado em sua oferta.

  • O marketing do fundo do funil precisa ajudar o comprador a tomar a decisão final. O conteúdo nesta fase inclui uma estimativa gratuita, uma demonstração, uma avaliação gratuita ou uma avaliação gratuita que ajudará o comprador a finalizar sua decisão.

Especialmente para compras B2B, você não pode mais vender sua solução ao cliente potencial. Se alguém compra de você depende do valor da sua solução, do relacionamento que você construiu com o comprador e da capacidade de resposta e do serviço que você oferece.


Usar estratégias focadas no consumidor para comercializar seus produtos ou serviços para uma empresa, na melhor das hipóteses, só custará dinheiro. E, em alguns casos, pode custar-lhe clientes.


Os compradores B2B vs B2C

O comprador empresarial é sofisticado e deseja ou precisa comprar produtos ou serviços para ajudar sua empresa a se manter lucrativa, competitiva e bem-sucedida. Sua:

  • As mensagens devem falar para um público sofisticado.

  • O leitor típico tem grande interesse - e compreensão - do seu produto (ou pelo menos do problema que ele resolve).

  • O marketing deve entregar as informações necessárias ao comprador.

O consumidor geralmente está procurando o melhor preço e pesquisará a concorrência antes de comprar. Outro fator é se o comprador confia no ponto de venda, seja na frente da loja ou no site de comércio eletrônico. Embora você possa encontrar os produtos na Internet em muitos preços diferentes, muitos consumidores ainda comprarão de uma fonte confiável. Nesse sentido, o marketing B2C precisa construir consciência, confiança e lealdade com seus clientes.


Importância do Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente de qualidade é importante para ambos os compradores.

  • O atendimento ao cliente B2B entra em ação antes mesmo de fazer a primeira venda e começa com o primeiro contato do cliente com sua empresa, quer você ligue para ele ou eles liguem para você.

  • O atendimento ao cliente B2C ajuda a construir a fidelidade do cliente, onde os clientes estarão dispostos a pagar um preço um pouco mais alto para saber que podem devolver o produto facilmente e podem confiar na fonte com a qual estão lidando.

Em outras palavras, o atendimento ao cliente é fundamental e, embora não possa ser considerado “marketing”, um atendimento inadequado ao cliente pode inutilizar todos os seus esforços de marketing.


Importância da marca para B2B


Para mercados B2B, a marca só o ajudará a ser considerado, não necessariamente escolhido. A marca é baseada na sua reputação. Portanto, embora os profissionais de marketing B2B desenvolvam o reconhecimento da marca por meio de esforços de marketing, a identidade da marca é baseada em como você trata os clientes, a qualidade do trabalho, o quão confiável você é e outros fatores que o cliente valoriza.


Os compradores empresariais usam um pensamento mais racional ao selecionar um produto ou serviço para sua empresa. Sua motivação é economizar dinheiro, aumentar a produtividade ou aumentar a lucratividade.


Você ainda precisa criar uma identidade de marca de qualidade para causar uma boa primeira impressão. Mas investir dinheiro excessivo em marketing para construir o reconhecimento da marca não é o que conta em seu plano de marketing B2B.


Importância da marca para B2C


Para o B2C, uma marca forte pode encorajar o consumidor a comprar, permanecer fiel e potencialmente pagar um preço mais alto. As empresas constroem marcas colocando repetidamente a imagem na frente do consumidor. Os produtos de consumo precisam garantir que vemos sua marca o suficiente para reconhecê-la e considerá-la digna de nossa compra.


Os consumidores são motivados por desejo, estilo e prestígio. A marca joga na equação para os consumidores, uma vez que estamos mais aptos a comprar marcas de “status”. É melhor possuir um BMW, Lexus, Rolex ou Nike, embora paguemos mais pela marca.


Planeje antes de começar a comercializar


O resultado final é que o marketing B2B vs B2C se resume à perspectiva emocional dos compradores sobre a compra.

  • Os consumidores tomam decisões de compra com base no status, segurança, conforto e qualidade.

  • Os compradores comerciais tomam decisões de compra com base no aumento da lucratividade, redução de custos e aumento da produtividade.

Para empresas B2B, coloque seu dinheiro de marketing em programas que ajudam seu alvo a tomar uma decisão de compra racional. Eduque-os sobre o valor do produto e serviço que você oferece. Forneça conteúdo de qualidade, depoimentos e outras atividades que construam credibilidade.


Se você for uma empresa B2C, entenda o que motiva seu comprador e o aspecto emocional da decisão de compra. Crie materiais atraentes que aumentem o reconhecimento de sua marca. Aumente o conforto deles em comprar de você, oferecendo um serviço de qualidade pelo melhor preço.


Lembre-se também de que as organizações de marketing que integram fortemente suas equipes de vendas no processo de vendas B2B ou B2C têm maior sucesso. Vendas e marketing precisam trabalhar juntos para garantir que estão todos falando com o público-alvo de forma consistente.


Ao criar seu plano de marketing para sua empresa, lembre-se do que é importante para seu público-alvo. Em seguida, crie as atividades de marketing certas que se conectem a eles.


A MarkHub desenvolve uma série de ferramentas para apoiar você nas suas ações de marketing. Entre em contato com um de nossos consultores, através do botão de whatsapp ao lado.


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