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Esqueceram do Marketing



Já repararam como nossas agendas estão cheias durante nossas corridas semanas de trabalho? Planilhas atrás de planilhas, reuniões intermináveis, papo com fornecedores, broncas de clientes, aquele cafezinho que nunca acaba … olha só, já é sexta-feira.


Isso é mais um dos desafios do mundo moderno, pra não dizer desafio da empresa moderna, não é mesmo? Temos um zilhão de atividades e entregas para fazer que não nos preocupamos com aquilo que é fundamental para manter nossos negócios ativos, nossos times comerciais atingindo metas e nosso crescimento em curva ascendente. O marketing.


Sim, aquele time que temos escanteado dentro da organização, ou aquela publicidade bacana que fazemos hora e outra, não é? Ah, isso não é marketing por si? Não sabia? Sim, a propaganda faz parte do marketing, é um dos famosos 4 P`s (Preço, Praça, Produto e Propaganda), mas a verdade é que a maioria dos negócios veem ela como um meio de atingir um objetivo, ou como um fim (quando fazemos a tão famosa campanha de natal, ou de algum evento específico).


A verdade é que o marketing começa lá no começo do seu negócio. Você pode não ter percebido, mas quando definiu o produto ou serviço que iria comercializar, produzir ou entregar, quem seria o seu cliente, ou melhor, a sua praça de vendas, e é claro o seu preço a ser negociado. Isso tudo é marketing. A publicidade é uma forma de marketing que inclui atividades promocionais e outras formas de promoção de produtos ou serviços.


Dias atrás estava falando com um cliente e ele me falou: "Nossa, esqueci completamente da campanha que iríamos fazer!". Foi baseado nisso que bolei o tema deste blog "Esqueceram do Marketing". E não tem como não parafrasear a famosa película de natal "Esqueceram de Mim".


Pros cinéfilos de plantão, a conexão com o tema desse blogpost é clara. Como os pais de um menino esquecem o próprio filho em casa, em uma viagem de natal? As atividades.


"Se você não tem algo priorizado hoje, certamente isso vai ser no futuro, só que não sei se pro bem."

Dito e feito. O frenezi diário colocou pais e filho em situações de perigo, de dificuldade e de transtorno. Algo tão claro é o cenário atual de diversas empresas (e não vou me eximir aqui, também podemos esquecer nosso marketing), é peça teatral diária no nosso mundão afora.



Mas afinal, o que acontece em uma organização quando o marketing é abandonado?


Uma empresa sem marketing é uma empresa que está potencialmente em uma posição ruim. Sem o conhecimento e as habilidades de um departamento de marketing, a empresa sofre com a falta de clareza em sua visão e mensagem. Como resultado, eles têm problemas para atrair clientes.


Afinal, ele ajuda uma organização a criar consciência sobre seus produtos e serviços. Também ajuda na construção da fidelidade do cliente, desenvolvendo um bom relacionamento com os clientes. Sua ausência pode causar a falência ou morte lenta para a empresa, porque ela não será capaz de atrair clientes e gerar receita.


Além de ser uma parte importante de qualquer negócio, ele pode fornecer uma vantagem competitiva se feito corretamente. No entanto, quando as empresas não estão cientes dessa importância, podem acabar abandonando seus esforços de marketing, o que pode levar a um desastre a longo prazo.


Por exemplo, quando a Coca-Cola decidiu abandonar seu marketing na China, ela perdeu US$ 2 bilhões em receita e participação de mercado em apenas dois anos. Isso prova que, quando você abandona seus esforços de marketing, isso terá consequências negativas em seus negócios e perderá clientes em potencial e oportunidades de receita.


Perder seu departamento de marketing é como perder seu caminho. Uma empresa sem um departamento de marketing não tem identidade, nem direção, nem propósito. É como dirigir um carro sem um mapa ou GPS. Você não sabe para onde está indo, ou como chegar lá.



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As empresas confiam nas habilidades de seus departamentos e agências de marketing para dizer-lhes quem são e o que representam à medida que crescem e se expandem para novos mercados. Sem marketing, elas não têm como medir o sucesso ou o fracasso de seus produtos e serviços de maneira significativa.


Sem marketing, as organizações têm pouca percepção de quem são como empresas, quem é seu público-alvo, ou como alcançá-los com a mensagem certa no momento certo. Elas perdem de vista seus objetivos, metas e visão.


As empresas que abandonam seus esforços frequentemente o fazem porque o vêem como uma despesa desnecessária-uma que pode ser cortada do orçamento quando os tempos se tornam difíceis para economizar dinheiro. Mas esta visão míope custa mais do que apenas dinheiro: também custa às empresas clientes, oportunidades de receita e, em última análise, prejudica o patrimônio da marca ao reduzir a fidelidade dos clientes - ou ao eliminá-la completamente.


Como posso estruturar passos simples em direção à um marketing mais coeso, organizo e diário?


Aqui vão alguns movimentos que você pode tomar na sua organização para "relembrar" que o marketing existe e que você precisa dele:

  • Avalie seu desempenho comercial: desempenhos fracos, quando não associados com questões sazonais podem estar indicando um marketing comprometido, que não fala a língua do cliente ou que não apresenta uma boa estratégia de posicionamento de marca;

  • Participe de eventos relacionados ao tema: embora a instituição possa não estar 100% atenta e dedicada, você pode buscar capacitação em fóruns do nicho, summits e webinars que tratem temas basilares como posicionamento de mercado, branding e marketing digital.

  • Inicie um grupo de discussão sobre o marketing em sua companhia. Tire 30 a 45 minutos semanais para debater o tema e a postura da empresa no cenário local, estadual, nacional e global. Esse debate deve ser construtivo, sempre indo pro lado do campo das ideias e de como a empresa poderia criar coisas simples e de impacto.

  • Peça ajuda. Agências de Marketing e consultores independentes têm uma excelente visão e experiência de mercado. Essa visão global permite que ideias e iniciativas não vistas por você apareçam com maior facilidade.

Quer chamar a MarkHub para um bate-papo? Vamos falar sobre esse marketing esquecido no seu negócio e impulsionar ações que levem você ao topo. Chama a gente pelo chat ou ligue agora mesmo.




Forte abraço e sucesso!

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