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Importância de ter um blog de conteúdo em seu site?

Muita gente achava que o jornal impresso acabaria após os sites de notícias. Ou ainda que os livros seriam totalmente substituídos pelas edições digitais.


Por falar em digital, neste meio também surgiram profecias de que os vídeos acabariam com os posts, artigos e textos.


Em todos os casos, como podemos ver, as previsões não se concretizaram, e hoje as empresas utilizam, simultaneamente, vários tipos de conteúdos diferentes.


No universo conectado, é ele, o conteúdo digital, o carro-chefe das estratégias de marketing.


Mas afinal, por que o conteúdo tem tanta relevância para o seu website?


O que é Marketing de Conteúdo?

Primeiro, é preciso entender o Marketing de Conteúdo, um dos termos mais procurados e aclamados atualmente, pilar do Inbound Marketing (ou Marketing de Atração).

Entre outras técnicas, o Inbound Marketing fornece conteúdos no intuito de atrair o cliente, converter, vender e fidelizar utilizando o Marketing de Conteúdo que é fácil de criar e bastante eficaz em médio e longo prazo.


Dessa forma, o Conteúdo é essencial para o mundo virtual, e ajuda empresas de qualquer setor focando no equilíbrio entre oferecer conteúdos de qualidade aliado a boas ferramentas de venda de produtos ou serviços. Por um lado, este equilíbrio depende de um planejamento extenso e meticuloso envolvendo vários instrumentos do Marketing Digital. Assim, executar um plano sem conteúdo é o mesmo que tentar dirigir um carro sem um motor: seu negócio não vai a lugar nenhum!


É o conteúdo que agrega valor à sua página dando aos usuários uma razão para preferir acessá-lo, em vez da concorrência.


Logo, preencher seu site com informações sobre sua empresa, setores, funcionários, produtos, soluções, blog e muito mais, te dá a chance de conquistar novos clientes!

Quem tem e-commerce, vende mais, e quem possui estabelecimentos físicos, com a ajuda do site consegue levar o visitante até a loja, ou a entrar em contato por meio de palavrinhas mágicas muito potentes!


Obviamente, para produzir um conteúdo promissor, é preciso adaptá-lo ao seu público-alvo, entregando exatamente o que seus clientes precisam.


Por que o conteúdo é tão importante?

Quando seu site tem conteúdo, as pessoas têm motivos para visitá-lo, aprender com ele e se tornar novos clientes.


1. Conteúdo Informa seu Público


O conteúdo informa ao seu público os diferenciais da sua empresa e sobre temas da área também. Para isso, ele deve responder algumas perguntas básicas que encucam muitos de seus clientes em potencial.Um banco, por exemplo, pode postar em seu blog um artigo sobre “Como financiar a compra do seu Primeiro Imóvel”. Assim, o site do banco ajuda o cliente a entender o passo-a-passo, quem pode solicitar o empréstimo, quais as rendas dos compradores e tudo o que envolve o processo de compra. Isso permite que o correntista compreenda melhor sua situação e economiza tempo indo até o banco ou imobiliária para se informar pessoalmente.


Como todos sabemos que tempo é dinheiro, você publica informações interessantes e, automaticamente, ajuda seus fregueses a terem uma decisão de compra certeira.

2. Conteúdo Ajuda no Ranqueamento


O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Como resultado, pelo menos 2 trilhões de consultas são realizadas anualmente!

Com esse número impactante, pode apostar que seu cliente está pesquisando produtos ou serviços que a sua empresa oferece.


Logo, criar conteúdo e publicar em seu website é a melhor maneira de alcançar compradores interessados.


Antes de tudo, é preciso saber quais palavras-chave seu público está buscando. Pesquise e garanta um tráfego mais qualificado, listando as palavras principais e inserindo-as em seus textos para otimizar seu site aos olhos dos buscadores.


As frases ou botões CTA’s (Call to Action) do tipo “Compre Agora”, “Peça seu Orçamento”, “Entre em contato”, “Colocar no Carrinho” ou “Comece a Usar” também são ótimas opções e funcionam muito bem.


Depois de adequar as páginas, aguarde enquanto o Google indexa e começa a mostrar sua empresa para o mundo!


Enquanto isso, aproveite para produzir mais conteúdo e atrair mais visitantes, pois a frequência de postagem também é relevante.

3. Conteúdo Ganha Referências de outros Sites


O conteúdo atrai acesso e também exibe links de outros sites. A troca de links funciona como uma troca de favores virtual, uma vez que quando outro site menciona seu link, você recebe uma espécie de voto de confiança do Google.


Ou seja, quanto mais sites mencionando a sua empresa/link, mais alta a classificação que seu site recebe. Então, dependendo da sua área de atuação, ganhar um punhado de links pode ser suficiente para colocar o seu negócio na primeira página do resultado de pesquisa de determinadas palavras-chave.


Mas o conteúdo ainda pode ir mais longe, continue acompanhando para descobrir…


4. Conteúdos são Divulgados nas Redes Sociais


Os conteúdos são compartilháveis, isto é, podem ser publicados nas redes sociais. Independentemente do tipo de serviço que sua firma fornece, é indispensável ter perfis no Instagram, Facebook por exemplo.


Também é excelente usar o Whatsapp a favor do seu negócio. Estas redes são uma verdadeira “mão na roda” quando o assunto é promover o conteúdo do seu site, atrair visitantes, ganhar seguidores e, claro, fazer com que eles se tornem clientes!


Veja algumas dicas infalíveis para postar conteúdo nas redes sociais:

  • Conteúdo Gera Conversão

Em última análise, o conteúdo está no seu site para conquistar novos clientes, e toda vez que um visitante realiza uma ação neste intuito, é gerada uma conversão.

Como estas conversões podem impulsionar seu negócio, é bom realizar o teste A/B, um processo analítico que melhora cada elemento do seu site de cada vez, desde um botão para incentivar o contato ou termos implementados na URL, por exemplo.

  • Conteúdo Concede Autoridade

Quando você cria conteúdo de site, você está dizendo ao mundo que você sabe muito sobre um determinado tópico ou setor de atuação. Se você é eletricista, pode dar dicas sobre como priorizar a segurança ao trocar o chuveiro, por exemplo.

Se você aluga vestidos de festa, pode indicar os melhores modelos para cada tipo de corpo e assim por diante. O importante é entender que todas essas opções demonstram experiência em determinado nicho.


O conhecimento que será atribuído ao seu site é um caminho longo, mas reforça a sua autoridade por meio de menções e conversões.

Ao adquirir essa confiança do público e do Google, claro, você tem o respaldo necessário para alavancar suas vendas, automaticamente.