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O que você precisa saber sobre marketing digital.

1. A internet é o canal de comunicação mais utilizado

Imagine as suas atividades diárias ou das pessoas ao seu redor. Quantas horas por dia no computador? Se comparar com TV, rádio ou revistas impressas, quem tem mais audiência? A Internet já é a campeã de audiência e a tendência é crescer ainda mais.




2. Comece sempre com a criação de site profissional

Todas as ações de marketing digital levam clientes para o seu site. Se o site é o centro da sua comunicação, então é fundamental que ele apresente, da melhor maneira possível, a mensagem que sua marca deseja passar. Com as mudanças da tecnologia, sites de dois ou três anos já podem estar defasados.


3. Seu site e conteúdos devem ser responsivos

O termo “responsivo” significa estar compatível com dispositivos de vários tamanhos. Qualquer site pode “funcionar” no celular, mas ser responsivo significa manter as proporções que tornem a leitura e navegação confortáveis para os visitantes. Mais de 90% da origem do tráfego de redes sociais são no celular. Portanto, pense nisso quando for avaliar seu material digital.

4. Inbound Marketing - Atrair, encantar e converter

Quando você pensar em alguma ação de marketing digital, utilize essa divisão básica para entender se está colocando sua atenção no ponto correto.

“Não tenho visitantes”, então você precisa de ações para atrair clientes. “Já tenho visitantes, mas não estou tendo resultados”, então se preocupe em encantar (argumentação de venda, layout de site, usabilidade) e, por fim, converter (resultado esperado).

5. O resultado final do Marketing digital se mede com “conversão”

A métrica mais importante é a “conversão”, que pode ser a captação de e-mail, seguidor no Facebook, contato solicitando orçamento ou, até mesmo, uma venda em sites com e-commerce. Defina sua meta e tente alcançá-la.

6. É necessário investir em impulsionamento

Além de contratar uma agência, será necessária verba para as ações em mídias, como o Facebook e Google. A agência cria as campanhas e o patrocínio é o que garante a audiência. É como anunciar na rádio: é necessário pagar para aparecer. Não quero pagar as mídias, o que fazer para gerar resultado?

7. Marketing de conteúdo (blog) e Facebook andam juntos

Marketing de conteúdo significa escrever informações relevantes sobre os seus produtos e serviços para ajudar os clientes. O que pode parecer óbvio para você, pode ser uma informação valiosa para que seus clientes entendam o caminho que devem seguir.

Não basta apenas escrever para um blog, é necessário patrocinar esses posts no Facebook. Dessa maneira, sua mensagem terá alcance, pois é raro alguém “lembrar de um blog”, digitar o link e verificar as novidades. O processo sempre consiste em levar o conteúdo aos clientes potenciais.

8. Amadorismo no Marketing Digital não funciona

Esta história de “Vou fazer meu Facebook”, ou “Meu funcionário entende disso” definitivamente não funciona. Agindo como amador, seu resultado será amador. Seu concorrente vai te atropelar com ações profissionais, com um alcance centenas de vezes maior, e vai converter seus possíveis clientes antes que possa imaginar em alcançá-los.

Quer aumentar as vendas? Vencer a crise? Superar os concorrentes? Então, será necessário investir em marketing para que sua marca seja conhecida por mais pessoas, tenha alcance, e promova a conversão. A boa notícia é que o marketing digital é uma mídia com investimento justo e para praticamente todos os bolsos, e sua capacidade de ser mensurável permite errar menos e otimizar bem melhor seus investimentos.