• MarkHub Marketing Estratégico

Pequenas empresas: O poder de uma marca forte.


Muitas pequenas empresas acham que não é necessário ter uma marca para comercializar seus produtos ou serviços com sucesso. Alguns acham que é algo que só as grandes empresas precisam. E embora alguns possam investir em um logotipo, eles perdem o fato de que a identidade de uma marca é muito mais do que apenas a impressão visual do seu negócio.


Mesmo que você não tenha um logotipo, sua empresa ainda tem uma marca.


Branding tem a ver com a impressão que você causa, o que é especial sobre o seu negócio e como você se conecta com o seu público-alvo. Inclui o nome da sua empresa, o que os clientes dizem sobre a sua empresa quando solicitados e como é fazer negócios com você.


No entanto, poucas pequenas empresas realmente entendem o que é a identidade da marca e por que ela é importante para sua estratégia de marketing geral. Existem muitos benefícios de uma identidade de marca forte e as pequenas empresas devem aproveitar o desenvolvimento de uma identidade de marca que crie visibilidade e confiança, especialmente ao tentar atrair novos clientes por meio de atividades de marketing online.


O que é uma identidade de marca?


A sua marca é a percepção que o mundo tem da sua empresa e comunica a sua personalidade e valores. Também influencia muito a opinião de seus clientes potenciais sobre quem você é e se eles desejam fazer negócios com você. Uma marca:

  • É tudo o que você é, o valor que você entrega e a experiência total do cliente. Cada imagem que você projeta precisa refletir de forma consistente a personalidade do seu negócio.

  • Reflete a promessa, a mensagem e os valores da sua empresa. Sua identidade deve ser consistente com, e reforçar, seu propósito e sua mensagem central para seus clientes.

  • Transmite as expectativas e promessas que você estende aos seus clientes em termos de qualidade, serviço, confiabilidade e confiabilidade, moldando a percepção que eles têm de você e do seu negócio.

  • Ajuda o público a diferenciá-lo de seus concorrentes, influenciando positivamente a decisão de contratá-lo.

Uma boa marca se comunica de forma clara, artística e cria credibilidade. Ele permite que você forneça aos clientes uma imagem que pode evocar sentimentos sobre o seu negócio, tendo um impacto poderoso sobre se alguém deseja fazer negócios com você.
  • Quando alguém olha seu cartão de visita, site ou peça de marketing, o que sua imagem projeta?

  • Esta imagem reflete a personalidade e os valores da sua empresa?

  • É consistente em todos os aspectos da sua empresa - desde seus materiais, suas atitudes, a maneira como você atende o telefone, até a forma como você se comporta em público?

Como você determina a identidade da sua marca?


Se você nunca pensou sobre sua marca e apenas deixou acontecer, seria benéfico dedicar algum tempo para determinar o que sua marca projeta e se isso é consistente com seus valores. Pergunte aos clientes as primeiras palavras ou imagens que vêm à mente quando sua empresa é mencionada.

  • Se eles respondem consistentemente com adjetivos adequados ao seu negócio, como confiável, comprometido com a excelência ou entrega qualidade dentro do prazo e do orçamento, então sua marca foi desenvolvida e você pode agora levá-la para o próximo nível.

  • Quando as respostas são inconsistentes, ambíguas ou se referem a atributos como custo, é um indicador de uma imagem de marca fraca.

Se você tem uma marca fraca, determine o que ela deve ser e concentre-se nos esforços de marketing que ajudem a aumentar o reconhecimento de sua marca.


Lembre-se de que sua marca é desenvolvida por meio de uma experiência completa do cliente e precisa ser reforçada de forma consistente por meio de seu site, perfis de mídia social, ferramentas de vendas, itens promocionais, atendimento ao cliente, mensagens e outros aspectos de fazer negócios com você.


Evoluindo sua marca

Se você desenvolveu uma boa marca, ela deve continuar evoluindo com o seu negócio. À medida que sua empresa amadurece, sua marca também deve. Mantê-lo atualizado ajuda sua empresa a continuar a ser relevante para os clientes.


Evoluir sua marca não significa mudar sua marca, mas sim refrescar, atualizar ou esclarecer a imagem que você usa para que se alinhe com sua missão e valores como empresa. Se você tem o mesmo logotipo há vários anos, converse com um designer para ver se você pode atualizar seu visual sem alterar a imagem geral que ele projeta.


Se sua marca é fraca, trabalhe para fortalecê-la. Reveja sua presença na web e trabalhe para construir uma forte presença online para direcionar um tráfego mais qualificado para o seu negócio.

  • Atualize seus perfis de mídia social. A consistência da marca em todas as plataformas cria credibilidade e confiança. Perfis, mensagens e imagens inconsistentes geram confusão e enfraquecem a sua marca.

  • Obtenha prova social. Incentive comentários online de clientes satisfeitos para ajudar a projetar a qualidade e o valor que você oferece. Nenhuma avaliação ou depoimento levanta dúvidas sobre sua capacidade de entrega.

  • Envolva-se com seu cliente-alvo por meio do conteúdo. Os clientes estão pesquisando soluções muito antes de entrar em contato com os fornecedores. Fornecer conteúdo altamente informativo aumentará a experiência associada à sua marca.

As pequenas empresas estão sob o microscópio devido a toda a exposição que pode ser facilmente alcançada por um marketing online eficaz. Construa uma identidade de marca forte, garantindo que você sempre cumpra a promessa que ela faz. Em seguida, você pode obter essas avaliações positivas que podem impulsionar seu negócio para um enorme sucesso.


A MarkHub é uma agência especialista em Branding, Estratégia e posicionamento de empresas no Marketing Digital. Deseja uma análise do impacto digital da sua empresa?


Entre em contato com um de nossos consultores, através do site.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo!

Em breve retornaremos sua mensagem. Obrigado!

© 2022 por MarkHub - Todos os direitos reservados.