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Por que patrocinar anúncios no Facebook e Instagram

Você investiria na produção de milhares de panfletos para entregar apenas algumas unidades para poucas pessoas? Se você pode alcançar muito mais gente, por que não investir em uma maior distribuição?



Essa é a lógica da plataforma de anúncios do Facebook. Você pode publicar uma grande quantidade de posts orgânicos e alcançar apenas algumas (poucas) pessoas. Mas, também pode investir em um número menor de conteúdos, melhor produzidos e mais relevantes. Assim, você concentra maior parte do seu investimento em Facebook Ads para potencializar (e escalar) seus resultados.


Como funciona essa lógica?

Quando o Facebook criou a possibilidade de empresas e marcas terem páginas comerciais, os conteúdos publicados eram lidos por grande parte dos seguidores. E, o melhor de tudo: era orgânico — você não precisava pagar um centavo para “aparecer”.

Porém, à medida que a rede social cresceu e a concorrência para aparecer no feed dos usuários aumentou, o Facebook passou a limitar o alcance orgânico dos posts. A intenção é melhorar a experiência dos usuários ao exibir apenas conteúdos que realmente interessam a eles.

O Facebook, então, deu a entender: “se você quer alcançar mais pessoas, precisa pagar por isso”. Foi assim que as empresas passaram a aprender como vender no Facebook Ads e, a quantidade de anúncios aumentou consideravelmente na rede social, no Instagram e em websites e aplicativos parceiros.

Mas, não basta simplesmente saber como anunciar no Facebook Ads e pagar para a plataforma. Antes de botar a mão no bolso, você precisa pensar em conteúdos relevantes para o seu público, pois são esses que se destacam.


Muitas empresas acreditam na lógica “quanto mais posts publicar, mais pessoas vão ver”. O problema é que você acaba criando publicações não tão relevantes, apenas para “preencher o calendário da semana”.

Não é melhor, então, saber como trabalhar com o Facebook Ads? Isso vai permitir realocar seu tempo e (precioso) esforço para produzir menos conteúdos, mas que sejam realmente relevantes. E, você pode (e deve) fazer um investimento em Facebook Ads para divulgá-los e gerar mais resultados.

Aí sim você terá retorno efetivo para o seu negócio, em forma de vendas, clientes e, principalmente, faturamento. E, se você souber fazer isso com eficiência, tenha certeza que os resultados são poderosos.


Quais são as vantagens de criar anúncios no Facebook Ads?

Ainda não sabe se vale a pena criar anúncios na plataforma? Acha que não tem dinheiro para isso? Então saiba agora, afinal, quais são as principais vantagens patrocinar anuncios.


1- Aumento no alcance das publicações

Como dissemos até agora, a grande vantagem de saber como usar o Facebook Ads é aumentar o poder de alcance das suas publicações.

Se você faz apenas posts orgânicos, está desperdiçando recursos, pois eles não conseguirão alcançar tantas pessoas. Você pode até caprichar no conteúdo e ter sucesso com o seu post, mas isso acontece esporadicamente (e raramente) nos dias atuais.

A verdade é que a maior parte dos posts (sem patrocínio) não vão ter um alcance satisfatório.

Procure focar em posts mais relevantes, mesmo que seja em menor quantidade e, em usá-los para fazer um investimento em Facebook Ads para que o alcance seja potencializado.

Assim, todo o seu esforço para criar bons conteúdos valerá a pena, porque eles serão consumidos por um número (bem maior) de pessoas, criando uma grande audiência para o seu negócio.


2- Precisão na segmentação do público

Saber como fazer uma campanha no Facebook Ads tem uma vantagem em relação à publicidade tradicional e às outras mídias pagas da internet, como links patrocinados no Google e LinkedIn Ads, por exemplo: o arsenal de informações que ele detém sobre os usuários.

Cada pessoa que participa do Facebook deixa um enorme rastro de dados sobre o seu perfil, interesses e comportamentos. As curtidas e comentários em posts, participação em grupos, tudo é informação que o Facebook transforma em critérios de segmentação do seu público-alvo.

Para quem sabe como utilizar o Facebook Ads, essa precisão é uma grande vantagem, já que os seus anúncios alcançam pessoas com mais chances de gostarem do que você oferece. Isso significa que o seu investimentos em Facebook Ads será otimizado para gerar mais conversões e mais vendas, evitando desperdícios.


3- Diversidade de formatos e mídias

Links patrocinados no Google Search são limitados a texto. Um anúncio de rádio é limitado à voz. Em um outdoor, a imagem é estática. Nos formatos do Facebook Ads, por outro lado, você tem liberdade criativa para usar e abusar de imagens, vídeos, carrossel, links, formulários etc.

Mas, para que serve toda essa diversidade? Para cada objetivo de marketing e para cada perfil de público, existe um formato (tipos de anúncios ) de Facebook Ads ideais.

Se você tem o objetivo de gerar leads, por exemplo, é melhor criar um anúncio de conversões do que de envolvimento. E, existem pessoas, por exemplo, que preferem consumir um conteúdo em vídeo; já outras preferem texto e imagem. Portanto, você consegue criar anúncios no Facebook Ads que atendam ao perfil do público e aos seus objetivos.


4- Poder de mensuração dos resultados

Os relatórios do Facebook Ads são super completos e fáceis de entender. Eles mostram uma visão completa do desempenho e resultados das suas campanhas no Facebook Ads e Instagram Ads. Você pode usar esses dados para otimizá-las sempre que achar necessário.

Para ter uma visão mais completa, você pode também rastrear as conversões fora da plataforma de gerenciamento de Facebook Ads. Para isso, é preciso instalar o pixel do Facebook no código do seu site. Assim, você saberá, por exemplo, quando uma pessoa adicionou um produto no carrinho ou fez uma compra no seu e-commerce depois de ver um anúncio da sua empresa na rede social.

Ou, até mesmo rastrear alguém que adicionou o produto ao carrinho, mas não concluiu a compra. E, criar uma campanha de remarketing!

Também é possível criar relatórios personalizados na ferramenta, com as métricas de Facebook Ads mais importantes para o seu negócio. Assim, você e sua equipe podem analisar se a estratégia está ou não no caminho certo.


5- Retorno sobre o investimento mesmo com pouca verba

Se você possui um pequeno negócio, você pode estar se perguntando se conseguirá arcar e investir o valor necessário em Facebook Ads para obter retorno. A boa notícia é que, para os pequenos negócios, saber como anunciar no Facebook Ads representa ainda mais vantagens.

Se antes a publicidade era restrita às grandes empresas — já que só elas tinham verba para TV e rádio! —, agora a publicidade digital abriu as portas para qualquer negócio anunciar e alcançar o seu público-alvo.

Mas, quanto custa para anunciar no Facebook Ads? Você pode começar a anunciar com qualquer valor (a partir de R$1,0o por dia). Você também não precisa de verbas estratosféricas para ter um retorno positivo. Você tem total autonomia para decidir quanto investir em Facebook Ads.

Dessa forma, os pequenos negócios também podem competir pela atenção do público na rede. E, se você conhecer bem a ferramenta e souber otimizar o retorno sobre o investimento, pode ter resultados até melhores que os grandes anunciantes.


6- Interação com o público

Não se esqueça de que você está em uma rede social. As pessoas estão lá para interagir, seja com outros usuários, seja com marcas que admiram.

Então, quando você sabe como publicar no Facebook Ads, pode usar isso como uma vantagem em relação às outras mídias. O público não só recebe a divulgação da sua marca, mas também pode curtir, comentar, marcar uma pessoa ou enviar uma mensagem.

Você pode, inclusive, criar anúncios para divulgar um eBook pelo Facebook Ads, entregando um conteúdo mais específico sobre determinados assuntos.

Assim, você consegue estreitar o relacionamento com os usuários. Mesmo que eles não efetuem a conversão ao visualizar a sua campanha no Facebook Ads, você pode nutrir o relacionamento com a sua marca para fazer uma nova abordagem em outro momento.

E, assim, aumentam as chances de obter mais leads com Facebook Ads, direcionando para a conversão no seu site e, criando uma lista de e-mails com potenciais interessados nos seus produtos e/ou serviços.


Conte com a MarkHub para fazer o gerenciamento das suas redes sociais, gerar conteúdo de valor para os seus leads, ajudar sua empresa a trabalhar o funil de vendas e investir o seu dinheiro de maneira assertiva.